Notícias Manchetes Secretaria de Infraestrutura realiza audiência pública para construção de Barragem e Adutora em São Bento do Una
Recife -
Secretaria de Infraestrutura realiza audiência pública para construção de Barragem e Adutora em São Bento do Una PDF Imprimir E-mail
Sex, 21 de Novembro de 2014 14:52

Barragem de São Bento do UnaSerá realizada audiência pública para a construção da Barragem e Adutora de São Bento do Una, na próxima segunda-feira, 24, às 9h30 na Quadra Poliesportiva Prefeito José Alfredo Cintra da Escola Cônego João Rodrigues, localizada na Rua Ciro Mota S/N, no município de São Bento do Una–PE.

A construção da Barragem “Eduardo Campos”, no Rio Una (Sítio Una dos Cordeiros), é uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura do Estado de Pernambuco e faz parte de um conjunto de ações integradas de enfrentamento aos efeitos da seca, que visam diminuir as inúmeras perdas materiais e imateriais ocasionadas por este fenômeno climático.

O evento tratará do projeto e trâmites legais para execução da obra, que tem como objetivos solucionar os problemas de abastecimento de água na região, além de conter as possíveis cheias.

A obra será construída numa área de 250 hectares ao longo da bacia do Rio Una e terá capacidade de acumular 18 milhões de metros cúbicos, beneficiando 73 mil habitantes de São Bento do Una e Capoeiras. A região é considerada o maior produtor de aves e ovos do Norte/Nordeste e esta obra garantirá a sustentabilidade hídrica da região.

Para construção da barragem e da adutora foi destinado um investimento de cerca de R$ 50 milhões, recursos vindos do Ministério da Integração Nacional, através do Programa PAC Prevenção-Seca.

Ainda de acordo com o secretário executivo de infraestrutura, Almir Cirilo com a conclusão da obra é prevista para dezembro de 2015 a barragem além de resolver o problema de falta d’água na região ela também irá cumprir o papel de contenção de cheias.