Notícias Últimas Notícias Saneamento Ambiental do Ipojuca é discutido em reunião do Comitê da Bacia
Recife - terça, 22 de julho de 2014
Saneamento Ambiental do Ipojuca é discutido em reunião do Comitê da Bacia PDF Imprimir E-mail
Ter, 04 de Setembro de 2012 10:14


 

O projeto que visa promover o saneamento ambiental na bacia hidrográfica do rio Ipojuca foi um dos principais temas da I Reunião Extraordinária do Comitê da referida Bacia (Cobh/Ipojuca), realizada na segunda-feira (03.09), em Caruaru. Participaram do encontro, os representantes da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e diversos outros órgãos convidados e integrantes do Comitê de Bacia.

 

A apresentação do Projeto de Saneamento Ambiental da Bacia do Ipojuca (PSA/Ipojuca) é uma das exigências para formalização do empréstimo de US$ 200 milhões que o governo do estado, através da SRHE, está negociando junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A negociação junto ao BID para viabilização está em andamento e a previsão é de tudo seja concluído até março de 2013.

 

O projeto está formatado em quatro componentes voltados para o fortalecimento institucional da Compesa, melhoria sócio-ambiental na bacia, engenharia e administração do projeto e um componente especialmente destinado ao principal objetivo do PSA que é a realização de obras de implantação de esgotamento sanitário em cidades na bacia do Ipojuca. O representante da prefeitura de Bezerros no Cobh/Ipojuca, Aparecido Élcio Ferreira Dutra, dá um exemplo de como a falta de sistema de esgoto traz grandes implicações."Tem comunidades que tem a água passando na porta, mas ela já vem tão poluída que não pode ser aproveitada".

 

A formatação do projeto vem sendo discutida com o Cobh/Ipojuca  que participou de reuniões prévias com equipes do BID. Um representante do colegiado também fará parte do comitê consultivo que será criado para acompanhar a execução do PSA. "A gente participou de todas as discussões para elaboração do projeto. Estamos comprometidos e vamos acompanhar tudo para que as ações aconteçam", falou o secretário executivo do Cobh, José Edson Lopes Piaba.

 

A diretora de gestão dos recursos hídricos da Apac, Marisa Figueiroa, explicou que a maior parte das ações incluídas no Projeto de Saneamento Ambiental da Bacia do rio Ipojuca foram propostas  no Plano Hidroambiental (PHA) da Bacia, elaborado pela SRHE e Apac há cerca de dois anos. "Estamos negociando um bom volume de recursos para o Ipojuca e precisamos ter capacidade de articulação para realizar o que está previsto", lembrou.