Recife - Boa Tarde, hoje é 22/07/2017 - 13:42
Energia Eólica PDF Imprimir E-mail

A energia eólica pode ser considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente por ser renovável, limpa, amplamente distribuída globalmente e, quando utilizada para substituir fontes de combustíveis fósseis, auxiliar na redução do efeito estufa.

 

A geração de energia elétrica por meio de turbinas eólicas constitui uma alternativa para diversos níveis de demanda. As pequenas centrais podem suprir pequenas localidades distantes da rede, contribuindo para o processo de universalização do atendimento. Quanto às centrais de grande porte, estas têm potencial para atender uma significativa parcela do Sistema Interligado Nacional (SIN) com importantes ganhos: contribuir para a redução da emissão, pelas usinas térmicas, de poluentes atmosféricos; diminuir a necessidade da construção de grandes reservatórios; e reduzir o risco gerado pela sazonalidade hidrológica.

 

O Brasil (principalmente o Nordeste) tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e conta com planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia. Diversos levantamentos e estudos realizados e em andamento (locais, regionais e nacionais) têm dado suporte e motivado a exploração comercial da energia eólica no País. Os primeiros estudos foram feitos na região Nordeste, principalmente no Ceará e em Pernambuco.