Recife - Boa Tarde, hoje é 22/07/2017 - 13:45
Pernambuco Eficiente PDF Imprimir E-mail

 

A energia é um insumo fundamental para assegurar o desenvolvimento econômico e social de um Estado. A racionalização de seu uso apresenta-se como alternativa de baixo custo e de curto prazo de implantação.

 

Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso de uma ou mais formas de energia. Esta é empregada intensamente na sociedade em geral e em tudo o que se faz. Surge então a necessidade de utilizá-la de modo inteligente e eficaz, sendo colocada à disposição dos consumidores onde e quando necessário.

 

A racionalização do seu uso possibilita melhor qualidade de vida, gerando conseqüentemente, crescimento econômico, emprego e competitividade. Uma Política de Ação referente à Eficiência Energética tem como meta o emprego de técnicas e práticas capazes de promover os usos “inteligentes” da energia, reduzindo custos e produzindo ganhos de produtividade e de lucratividade, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

 

A implantação de uma Unidade Gestora de Energia no estado será responsável pela criação e implementação de planejamento energético visando a eficientização energética, reduzindo assim o consumo de energia e o fator de carga do sistema elétrico, contribuindo para a melhoria da segurança energética do estado. Os recursos decorrentes dessa economia viabilizarão estudos e projetos na área de energia, que fazem parte das metas da SRHE, para analisar o potencial de eficiência energética, com a avaliação do consumo de energia em cada região e nos segmentos industriais. Essa iniciativa viabilizará a melhoria das condições da oferta de energia no estado, possibilitando a atração de novos empreendimentos para a região.

 

Adicionalmente, a SRHE, juntamente com a concessionária local, implantará projetos-piloto utilizando o conceito de Rede Elétrica Inteligente (Smart Grid), alinhada à tendência mundial, gerando benefícios nos âmbitos social e econômico.