Energia Projetos
Recife - Boa Tarde, hoje é 22/07/2017 - 13:43
Projetos PDF Imprimir E-mail


Segue a relação dos projetos em andamento, originados pela Secretaria Executiva de Energia, como parte da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos. Esta relação será atualizada periodicamente.

 

Unidade de Beneficiamento de Efluentes da Indústria da Mandioca com produção de bietanol e biogás no município de Lajedo - PE

 

Consiste em projeto-piloto de “Unidade de Tratamento de Efluentes da Indústria de Beneficiamento da Mandioca com Produção de Bioetanol e Biogás” desenvolvido e implantado no município de Lajedo, do interior do estado de Pernambuco.

Apresenta como proposta o aproveitamento da manipueira, resíduo poluente resultante do processo tradicional de fabricação de farinha de mandioca (muito presente no nordeste), para a geração de bioetanol, biogás e biofertilizante, através de um sistema auto-sustentável energeticamente, gerando benefícios para o meio ambiente, produtores locais de farinha, poder público local e para a sociedade como um todo.

Prevê a articulação e integração entre o Governo do Estado, prefeitura do município de Lajedo, produtores de farinha de mandioca de Lajedo e regiões circunvizinhas, promovendo ganho ambiental de alta relevância e servindo de exemplo para reprodução tanto em outras localidades quanto para outras culturas.

 

Sendo assim, o projeto apresenta-se como oportunidade para:

 

• beneficiar os produtores de farinha locais, na medida em que reduz custo com tratamento do efluente tóxico produzido (manipueira) e evita eventual autuação por parte das autoridades competentes pela fiscalização do manejo não adequado dos mesmos;

• solucionar o problema ambiental existente decorrente do despejo da manipueira nos mananciais de água locais;

• reduzir o impacto ambiental da região, gerar empregos e renda a partir do incentivo dos arranjos produtivos locais, produzir bioetanol e biofertilizante para distribuição a custo subsidiado para a população, de modo a viabilizar o custeio das despesas fixas e manutenção dos equipamentos do sistema.